Em destaque
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
┘•┌ DESIGNAÇÃO DE PASTOR EFETIVO ¬ SOLICITAÇÃO DO CONSELHO
J. A. Lucas Guimarães | SE/PRST
No intuito de auxiliar aos secretários dos Conselhos das igrejas jurisdicionadas ao PRST na redação de documentos que, frequentemente, encaminham ao Concílio, verifica-se que a Carta de solicitação de designação de pastor efetivo, pela qual o Conselho da Igreja encaminha o referido pedido ao Presbitério, requer atenção em sua elaboração.
É comum aos Conselhos encaminharem ao Presbitério a solicitação de designação do pastor efetivo de forma nominal e com determinação do período de seu exercício. Mesmo que configure praxe antiga, dada a aparente segurança de fazer conhecida a expressa preferência, o costume não pode legislar sobre o constitucional.
A redação da solicitação de designação de pastor efetivo deve observar o que prescreve o § 1º do Art. 33 da CI/IPB, ao determinar: “É Pastor Efetivo o ministro eleito e instalado numa ou mais igrejas, por tempo determinado, e também o ministro designado pelo Presbitério, por prazo definido, para uma ou mais igrejas, quando estas, sem designação de pessoa, o pedirem ao concílio.” Ao ditame constitucional, segue a resolução da CE-2000 – DOC. CLVI: “[...] o Conselho não pode determinar o nome do pastor a ser designado, nem muito menos, a duração de seu mandato, por ser competência do Presbitério: no caso de Pastor Efetivo designado.” Isso considerado, caso o Conselho tenha preferência de nome à designação, poderá dar ciência ao Concílio, ciente que fica “facultado ao Presbitério arguir ao seu Conselho, através do seu representante, quanto à preferência do Conselho ao pastor-efetivo a ser designado” (SC-2018 – DOC. CCXVII).
O encaminhamento ao Concílio pelo Conselho de solicitação de designação de pastor efetivo nominal configura como documento:
Portanto, segue modelo de solicitação de designação de pastor efetivo pelo Conselho ao Presbitério, conforme adequação constitucional, de caráter instrutivo e não normativo, ficando facultado seu uso.
O Conselho da Igreja Presbiteriana ___________, em reunião na sede da organização religiosa em menção, datada de ___/___/____ e lavrada na Ata de nº ____, folha sob nº ____ do Livro nº ____ de Atas do Conselho, resolveu:
Sob determinação e conformidade aos termos, dou ciência da resolução do referido Conselho, pelo qual solicito ao Concílio a designação de pastor efetivo à Igreja Presbiteriana ___________.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
┘•┌ 09/07: DIA DO DIÁCONO PRESBITERIANO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O CRISTÃO, O CASAMENTO, A REALIDADE DO DIVÓRCIO E DO NOVO CASAMENTO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos