Em destaque
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
┘•┌ PASTOR AUXILIAR: CONSELHO DESIGNA E PRESBITÉRIO APROVA
Rev. J. A. Lucas Guimarães | SE/PRST
Não é raro a apresentação da solicitação de designação de pastor auxiliar pelo representante do Conselho à Mesa Diretora do Concílio, cuja expressão da solicitação recai na indicação do ministro do Evangelho nomeado. Basicamente, solicita-se que o pastor nomeado seja designado pastor auxiliar da igreja. Dessa forma, parece possível o que não se aplica à solicitação de designação de pastor efetivo: indicar previamente o nome do ministro e determinar o período de sua permanência no cargo, cuja prerrogativa é exclusiva ao Presbitério. Ora, não é isso que o Conselho deve fazer, dada a necessidade de contratar um pastor auxiliar? Não parece certo que o Conselho deve apresentar sua preferência e indicação de um nome à designação pelo Presbitério?
Atento à prescrição do Art. 33, na alínea “c”, da CI/IPB, a resposta é negativa. A designação de pastor auxiliar é prerrogativa do Conselho, por indicação do pastor efetivo e aprovação do Presbitério, de acordo com o Art. 30, na alínea c, da CI/IPB, ao prescrever que: “o Pastor Auxiliar será designado pelo Conselho por um ano, mediante prévia indicação do pastor e aprovação do Presbitério, sendo empossado pelo pastor, perante o Conselho.” É o entendimento da CE-2019 – DOC. XCIV, em resposta à consulta, ao determinar que “o processo de contratação de pastor auxiliar tem início com ato de designação do conselho (art. 34 alínea “c”, da CI/IPB); 2) que, no referido processo de contratação de pastor auxiliar, o conselho da igreja ouve ‘previamente a indicação do pastor’ efetivo (art. 34, alínea “c” da CI/IPB).”
Isso considerado, segue modelo adequado à constitucionalidade da solicitação de designação de pastor auxiliar pelo Conselho ao Presbitério.
* * * * * *
Cidade/SP, ____ de ______ de ______.
Ao
Presbitério de Santos – PRST
A/C – ____________ – SE/PRST
Assunto: SOLICITAÇÃO – Aprovação de designação de pastor auxiliar
Colendo Concílio:
Sob determinação, dou ciência da designação do referido Conselho, pelo qual solicito ao Concílio a aprovação em seus termos.
Sendo somente o que me cumpre, despeço-me.
Atenciosamente,
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
┘•┌ 09/07: DIA DO DIÁCONO PRESBITERIANO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O CRISTÃO, O CASAMENTO, A REALIDADE DO DIVÓRCIO E DO NOVO CASAMENTO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos